segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Supervisão Escolar X Bulling

O bullying se trata de um fenômeno antigo; tão antigo quanto o surgimento das escolas. Atualmente, a cada dia que passa, torna-se mais comum a presença desse problema relacional no seio das instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, o qual se trata de uma violência silenciosa que se traduz em comportamentos agressivos, grosseiros e perigosos despendidos, de modo consciente e repetitivo, à determinada pessoa ou grupo de pessoas.

Para prevenir e até mesmo solucionar esses conflitos relacionais nas escolas, o supervisor educacional pode ajudar na capacitação do corpo docente para que eles consigam identificar e diagnosticar o problema, bem como intervir e tomar atitudes corretas frente a essa celeuma. Ademais, é imperioso que o mesmo leve a referida temática para debates com toda a comunidade escolar, podendo trazer, inclusive, especialistas que possam oferecer benefícios para esse combate (FANTE; PEDRA, 2008, p. 106).
O trabalho de um bom supervisor educacional deve estar pautado, sempre, na busca pela melhora no ensino e na aprendizagem. Portanto, lutar contra o bullying escolar significa, para esse profissional, engajamento com professores; boa atitude frente às relações humanas; enxergar valores; saber ouvir os alunos; observar seu ambiente de trabalho e procurar harmonizá-lo a cada dia que passa; incentivar a cultura da paz; e, acima de tudo, fomentar a solidariedade, o respeito às diferenças, e o não preconceito. Em suma, o combate ao bullying pelo supervisor educacional está no desafio em tornar a escola, a cada novo dia, um ambiente melhor e mais humanizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário